ATENÇÃO

Devido às reformas que estão em andamento na Estação Ciência, as visitas ao público e agendamentos escolares encontram-se temporariamente suspensos.

A visita de grupos deve ser agendada pelo formulário que se encontra no final desta página. Por favor, leia as instruções abaixo antes de preenchê-lo.

obs.: não é possível fazer agendamentos nos dias gratuitos.

1. Sugestões para organização da Visita à Estação Ciência

Para um melhor aproveitamento da visita, o professor deve informar seus alunos para que saibam aonde estão indo, o que vão encontrar e o que se espera deles, isso torna a visita organizada e direcionada para os objetivos pretendidos pelo professor e/ou escola.

Horário de funcionamento
Terça a sexta-feira
8h às 18h
Sábados, domingos e feriados
(exceto feriados que caem às segundas)
9h às 18h
 
Horário de visitas agendadas
Terça à sexta-feira
8h30
10h30
13h30
15h30
Sábado e Domingo
9h30

2. Agendamento da visita

A visita de grupos deverá ser obrigatoriamente agendada com antecedência. O agendamento deve ser efetuado por um professor, coordenador, diretor da escola ou responsável através do preenchimento do formulário abaixo. Aguarde que a equipe de agendamento entrará em contato para confirmação e efetivação do agendamento. O simples preenchimento não significa que o agendamento está confirmado.

3. Pagamento

Valor do ingresso: R$ 2,00 para:
- Estudantes (com comprovação)
- Portadores de necessidades especiais

Isentos:
- Professores (com comprovação)
- Monitor ou agente (acompanhando grupo)
- Guia de Turismo (com registro Embratur) (acompanhando grupo)
- Comunidade USP (com carteirinha válida na catraca)
- Menores de 6 anos
- Maiores de 60 anos

Demais visitantes:
Valor do ingresso: R$ 4,00

Após o agendamento, a escola deverá efetuar até 10 dias antes da data da visita, depósito em nome da FUSP – Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, CNPJ 68.314.830/0001-27, no Banco do Brasil S/A – Ag. 1897-x, conta 55997-0, Código Identificador 359-X (esse código deve constar no depósito). Enviar cópia do comprovante de depósito, identificando a escola (razão social, endereço completo, CNPJ e Inscrição Estadual) pelo fax (11) 3871-6769 aos cuidados de Rita ou Cássia (confirmação de recebimento do fax somente pelo telefone (11) 3871-6780). Após recebimento do comprovante de depósito, a Estação Ciência enviará o protocolo de agendamento por fax ou e-mail (por favor, verifique o filtro de lixo eletrônico em caso de não receber a mensagem), contendo os dados da visita: data, horário e número de alunos.

4. No dia da Visita

Horário: sugerimos que a escola chegue com alguns minutos de antecedência para formação dos grupos e esclarecimentos sobre a visita.

Ônibus: segundo orientação da CET, os ônibus poderão parar na Rua Guaicurus, em frente ao Terminal da Lapa somente nos momentos do desembarque e embarque dos alunos.

Documentos a serem apresentados: no dia da visita devem ser apresentados o protocolo de agendamento e um ofício da escola contendo a autorização da direção para a visita com os nomes dos professores ou responsáveis que acompanharão os alunos e número de alunos.

Dentro da Estação: na entrada da Estação Ciência serão formados grupos de até 20 alunos e cada um desses grupos será conduzido por um professor ou responsável. É dever do professor manter a disciplina, conduzir o grupo entre as exposições e inibir qualquer comportamento inadequado por parte de seus alunos. Após as 2 horas de visita, se não houver excesso de visitantes, a escola pode permanecer na Estação Ciência. Nesse caso, recomendamos que o professor tenha cuidado para que seu grupo mantenha a disciplina para não prejudicar a visita de outros grupos.

5. Exposições clique aqui

A Estação Ciência possui cinco grandes áreas:

Física: Astronomia (planetário), Transformações de energia, Eletricidade, Mecânica, Eletromagnetismo, Óptica;

Matemática: Matemateca, Matemática brasileira, MATHS 2000 (Matemática francesa);

Ciências da Terra: Geografia e Urbanismo, Geologia e Petróleo, Castelo Medieval;

Biologia: Corpo Humano e Laboratório de Microscopia;

Estação Natureza: cinco grandes vagões, localizados sobre os trilhos na plataforma externa da Estação Ciência, que apresentam ao público os biomas e a diversidade da natureza brasileira, utilizando como ferramenta de sensibilização a interatividade e as sensações (aromas, temperaturas, sons e texturas);

Exposições temporárias: o site da Estação Ciência mantém atualizado o período de permanência das exposições temporárias. 

6. Avisos importantes


É permitida a entrada com cadernos, pastas ou blocos para anotações, canetas ou lápis, câmera fotográfica e filmadoras (com restrição);

A Estação Ciência conta com uma cafeteria terceirizada, no entanto, o espaço não é grande para acomodar grupos;

Não é permitida a entrada com alimentos (inclusive chiclete, bala, pirulito), bebidas, bolsas, mochilas, lancheiras ou sacolas na área das exposições - esses objetos devem ser deixados no ônibus;

Imprevistos no dia da visita ou cancelamento da visita deverão ser comunicados ao Agendamento somente pelos telefones (11) 3871-6780 ou (11) 3871-6781.

7. Formulário


voltar